Curso de Extensão em Economia da Cultura, UCAM

A Economia da Cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nosso valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.
Este blog tem como objetivo aproximar os participantes do Curso de Extensão em Economia da Cultura da UCAM e incentivar o debate entre eles e os demais interessados em fomentar uma reflexão dinâmica e colaborativa sobre economia, cultura e desenvolvimento.
Coordenação Acadêmica: Ana Carla Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Para mais informações, visite o link: http://www.gestaocultural.org.br/html/extensao.php

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Mercado editorial apresenta crescimento *

Gente! Olha que informação bacana...=)

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Segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade São Paulo, o mercado editorial brasileiro registrou um faturamento de R$ 3,013 bilhões em 2007, o que corresponde a um crescimento nominal de 4,62% e um volume de vendas que alcançou aproximadamente 329 milhões de exemplares, o que representa um aumento de 6,06% em relação a 2006.

Divulgados no dia 01 de outubro, os dados fazem parte da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, que foi encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

A pesquisa apontou ainda que o crescimento no comércio no porta a porta aumentou de forma impressionante. Em 2007, este setor teve uma participação de 9,6% no total de livros vendidos pelas editoras, o que representa uma evolução de 91,3%. Quase 20 milhões de exemplares foram vendidos pelos vendedores porta a porta, o que faz do segmento, o terceiro canal de vendas mais importante para as editoras, ficando atrás apenas das livrarias e dos próprios distribuidores (21,5% de participação).

Para o presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Luis Antônio Torelli, o aumento nas vendas porta a porta cresceu principalmente por causa da mudança no perfil do consumidor. As classes C e D, principais compradores deste canal de vendas, e que respondia por 5,43% da comercialização de livros no País, hoje abrange 9,6%, pois tiveram uma considerável melhoria de renda nos últimos anos.

Além disso, antigamente o forte das vendas eram as enciclopédias, mas agora os livros infantis e religiosos ganham destaque e representam cerca de 50 a 60% dos volumes comercializados no porta a porta. Em 2007, foram editados 5.570 títulos desse gênero (livros religiosos) no País, 27% mais que em 2006, quando foram editados 4.383 títulos. Já os livros infantis, foram produzidos 14.753.213 de exemplares em 3.491 títulos, contra 12.808.625 e 3.031, respectivamente, um ano antes, o que significa um aumento de 15,1%.

O resultado da pesquisa também apontou um aumento no consumo de livros pela população em geral, pois o mercado editorial comprou mais em 2007, totalizando R$ 2,286 bilhões, o que representa um aumento de 6,41% na comparação entre 2007 e 2006. Segundo comunicado da presidente da CBL, Rosely Boschini, “o mercado comprou mais e isso significa que a população tem lido mais, resultado de uma série de ações voltadas para a difusão do livro e promoção da leitura”.

Para a presidente da SNEL, Sonia Jardim, o aumento no número de exemplares produzidos e vendidos no ano passado, se deve a queda no preço médio do livro vendido em 2007 (R$11,41) em relação a 2006 (R$11,61). Segundo ela isso aconteceu por causa da desoneração fiscal do setor e a uma economia em escala por parte das editoras.

Já o maior comprador do mercado continua sendo o governo federal com R$ 726,8 milhões, ou cerca de 24% do total de vendas do setor, mas a pesquisa registrou uma queda nas compras federais de 0,67% em comparação a 2006.

* Fonte: Cultura e Mercado, 10 de Outubro de 2008, por Carina Teixeira. Disponível em: http://www.culturaemercado.com.br/post/mercado-editorial-apresenta-crescimento/

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Vale a pena inclusive comparar com as informações contidas no post publicado aqui no blog em 29/08, 'Fluxos Econômicos e Cadeias Setoriais' (http://economiadacultura-ucam2008.blogspot.com/2008/08/fluxos-econmicos-e-cadeias-setoriais.html ). O post traz dados do Plano Nacional do Livro e Leitura e da publicação A Economia da Cadeia Produtiva do Livro (BNDES, Fábio Sá Earp e George Kornis) sobre a a produção e o mercado editorais no Brasil.

Abraço a todos!

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