Curso de Extensão em Economia da Cultura, UCAM

A Economia da Cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nosso valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.
Este blog tem como objetivo aproximar os participantes do Curso de Extensão em Economia da Cultura da UCAM e incentivar o debate entre eles e os demais interessados em fomentar uma reflexão dinâmica e colaborativa sobre economia, cultura e desenvolvimento.
Coordenação Acadêmica: Ana Carla Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Para mais informações, visite o link: http://www.gestaocultural.org.br/html/extensao.php

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Fluxos Econômicos e Cadeias Setoriais


"O mercado mundial de livros edita anualmente em torno de um milhão de novos títulos, cada um com uma tiragem de milhares de cópias, o que representa um título a cada 30 segundos. Supondo-se uma espessura média de 2 cm, seriam necessários 24 km de prateleiras para acomodar um exemplar de cada em uma biblioteca quer se queira universal."

Extraído de "A Economia da Cadeia Produtiva do Livro", BNDES. Fábio Sá Earp e George Kornis. (p. 13)


Prezados,

Nossa última aula do dia 16/08 teve como tema Fluxos Econômicos e Cadeias Setoriais, ministrada pelos profs. Luiz Carlos Prestes Filho e Carlos Frederico Barros. Como em todas as aulas anteriores, vou postar aqui algumas sugestões bibliográficas, de sites relevantes e comentários relacionados ao conteúdo que vimos nesse dia.

O trecho que abre este post (à dir.) é do livro "A Economia da Cadeia Produtiva do Livro" (BNDES, 2005. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/conhecimento/publicacoes/catalogo/ebook.asp), cuja leitura foi sugerida pelo prof. Luiz Carlos Prestes Filho. Esse livro traz dados muito interessantes e os compara entre diversos países, como Estados Unidos, França, Canadá, Espanha, Alemanha e Índia.

Não por acaso, o quadro ao lado do trecho (à esq.) - extraído do Plano Nacional de Cultura - traz uma informação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL -
http://www.pnll.gov.br) que - já sendo uma realidade lastimosa - à luz da magnitude dos dados do fluxo mercadológico editorial mundial, assume um caráter de contra-senso. Esse fato em si já nos instiga a essa leitura, não acham? Por sinal, vale a pena dar uma olhada nos 4 eixos estratégicos do PNLL.

Além desse livro, enfatizamos a relevância de "A Cadeia Produtiva da Economia da Música".
Excelente fonte de pesquisa, riquíssima em dados, e cujo conteúdo visual auxilia bastante a compreensão dos temas abordados. Todo o livro é recheado de gráficos superinteressantes, com destaque para: o fluxo da economia da música (p. 6, 7) - principalmente para os nossos colegas que atuam nessa área, as estruturas de redes (p. 16, 17), a cadeia produtiva da economia da música (p. 30 e 31) e o quadro de circulação de direitos autorais (p. 122). No Apêndice I, vale a pena ler sobre a relação dos sistemas complexos e a fractalidade no estudo da Cadeia Produtiva da Economia da Música.


Seguem abaixo as demais referências sugeridas pelo professor Luiz Carlos Prestes Filho:
  • Revista: “Inteligência Empresarial”, n.8, tema Economia da Cultura, Editora Crie e Coppe/UFRJ;
  • Revista: “Inteligência Empresarial”, n.17, texto de Luiz Carlos Prestes Filho e José Nicodemos Teixeira Rabelo;
  • Revista: “Cultura em Números” n.1, coordenação de Luiz Carlos Prestes Filho, Editora Incubadora Cultural Gênesis da PUC-Rio;
  • Revista: “Conservatória – Música como Fator de Desenvolvimento Econômico”, coordenação de Luiz Carlos Prestes Filho, Editora Incubadora Cultural Gênesis da PUC-Rio;
  • Livro: “A Economia da Cultura a Força da Indústria cultural do Rio de Janeiro”, organização de Luiz Carlos Prestes Filho e Marcos Cavalcanti, editora E-Papers;
  • Livro: “Pão e Circo, Fronteiras e perspectivas da Economia do Entretenimento”, Organização de Fábio Sá Earp, Editora Palavra e Imagem;
  • Livro: “O Concreto e o Virtual – Mídia, Cultura e Tecnoligia”, de Denis de Moraes, Editora DP & A;
  • Livro: “Trabalho Imaterial”, de Maurizio Lazzarato e Antonio Negri, Editora DP & A.;
  • Livro: “Tio Sam chaga ao Brasil”, de Gerson Moura, Editora Brasiliense;
  • Livro: “O Direito do Entretenimento – O Show não pode parar”, de Deborah Sztajnberjh, editora Campus;
  • Livro: “Industria Cultural: A Agonia de Um Conceito”, de Paulo Puterman, Editora Perspectiva.


O prof. Carlos Frederico Barros apresentou na segunda parte da aula como se dá a minuciosa gestão da produção de telenovelas. Além de ter nos enviado artigos relacionados ao assunto ministrado no decorrer da semana, através da coordenação do curso, sugeriu em sala de aula as seguintes fontes complementares:

LIVROS e DISSERTAÇÃO:
  • Creative Industries. John Hartley. Blackwell Publishing;
  • Dissertação “Gestão da Produção Cenográfica”-COPPE/UFRJ-2005;
  • Entertainment Industry Economics - a Guide for Finacial Analysis. Harold L. Vogel. Cambridge University Press.

SITES:

Abraço a todos!



5 comentários:

  1. sobre a bibliografia citada, o trabalho está disponível on-line no site do BNDES, em: http://www.bndes.gov.br/conhecimento/publicacoes/catalogo/ebook.asp

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  2. Bem lembrado!
    Ficou faltando um link para a publicação.
    Muito obrigada pela lembrança!

    De qualquer forma, prometo que esse link (e outros) já já estarão disponíveis no meunu de inks permanentes na barra lateral do blog.

    Um grande abraço!

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  3. Muito obrigada pela resposta, Giuseppe! E pela contribuição do comentário!

    Fiquei felizmente surpresa em saber das suas visitas ao blog! =)

    Abs!

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