Curso de Extensão em Economia da Cultura, UCAM

A Economia da Cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nosso valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.
Este blog tem como objetivo aproximar os participantes do Curso de Extensão em Economia da Cultura da UCAM e incentivar o debate entre eles e os demais interessados em fomentar uma reflexão dinâmica e colaborativa sobre economia, cultura e desenvolvimento.
Coordenação Acadêmica: Ana Carla Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Para mais informações, visite o link: http://www.gestaocultural.org.br/html/extensao.php

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

LABORATÓRIO DE NOVAS MÍDIAS | Cursos: web 2.0, modelos de negócio, direitos autorais e novas mídias

O Laboratório de Novas Tecnologias é um novo programa do Pólo de Pensamento Contemporâneo. Ele oferece cursos sobre o impacto da tecnologia em diversas esferas sociais, incluindo o marketing, a comunicação, a criação artística e os novos modelos de negócio online (da cauda longa ao Creative Commons).

O Laboratório é uma associação do POP com professores do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, que coordena projetos como o Creative Commons, Cultura Livre, Open Business e A2K, além de possuir parceria com as universidades de Harvard e Yale. O Laboratório conta com uma equipe interdisciplinar coordenada pelo professor Ronaldo Lemos e aborda temas como: direitos autorais, web 2.0, marketing na internet, convergência das mídias, economia virtual, produção colaborativa, comércio eletrônico e TV digital.

Cada módulo do Laboratório tem 10 horas de duração. Os cursos também são oferecidos para instituições, empresas e grupos privados, reunindo módulos variados em até 40 horas-aula. Para mais informações sobre os cursos e os professores, acesse os links abaixo. As vagas são limitadas.

Módulo I
Cultura, produção colaborativa e modelos de negócio na web
Ronaldo Lemos, Luiz Fernando Marrey Moncau, Bruno Magrani e Carlos Affonso Pereira de Souza
04, 06, 11 e 13 de novembro
19h às 21h30

Este módulo enfocará a propriedade intelectual como base das questões envolvendo novas mídias. Novas formas de interação e produção cultural, no centro e nas periferias globais. Modelos de negócio da web: cauda longa, crowdsourcing, distribuição pela internet. A "economia do grátis". Concorrência desleal, marketing viral e de guerrilha, limites e regulamentação do spam, impacto da web 2.0 sobre o marketing e estudo de casos.

Módulo II
Criação intelectual e o ambiente digital
Ronaldo Lemos, Sérgio Vieira Branco Júnior, Pedro Paranaguá e Carlos Affonso Pereira de Souza
18, 19, 25 e 27 de novembro
19h às 21h30

Como proteger as criações intelectuais em tempos de tecnologia digital? Idéias podem ser protegidas? Como agir em caso de infração de seus direitos? Este módulo discutirá temas como: direitos autorais, registro de obras na Biblioteca Nacional, nomes de domínio, marcas e patentes. Será abordada também a proteção de idéias, o uso de acordos de confidencialidade, segredos de negócio e direitos de privacidade, além de medidas judiciais para coibição de infrações e repercussões criminais da infração de direitos.

Contato:
POP – Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682


O conteúdo deste post foi uma contribuição da nossa colega Patricia Soares (patriciamkt7@hotmail.com).

Muito obrigada, Patricia!


Um grande abraço a todos!

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