Curso de Extensão em Economia da Cultura, UCAM

A Economia da Cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nosso valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.
Este blog tem como objetivo aproximar os participantes do Curso de Extensão em Economia da Cultura da UCAM e incentivar o debate entre eles e os demais interessados em fomentar uma reflexão dinâmica e colaborativa sobre economia, cultura e desenvolvimento.
Coordenação Acadêmica: Ana Carla Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Para mais informações, visite o link: http://www.gestaocultural.org.br/html/extensao.php

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Festival Internacional de Televisão | IETV 2008 (*)

SOBRE O FESTIVAL

A quarta edição do Festival Internacional de Televisão proclama o amadurecimento do evento e assimila a explosão tanto da oferta quanto da demanda por um produto audiovisual diferenciado. Dessa forma, a Mostra de Pilotos Brasileiros, realizada pela primeira vez no ano passado, torna-se competitiva e passa a oferecer oportunidades inéditas tanto aos produtores de produtos para televisão quanto à indústria.

A Mostra será dividida em três categorias (jornalismo, ficção e entretenimento) e a comissão julgadora será formada por executivos de programação de virtualmente todas as redes abertas e fechadas de televisão do país, assim como das teles que neste momento ingressam no negócio de distribuição de conteúdo audiovisual.

Será na prática, portanto, um grande pitching aberto, onde todos os produtores brasileiros terão oportunidade de mostrar aos exibidores o que estão fazendo – e aos exibidores será dada a oportunidade de entender, de uma forma tão ampla quanto possível, o que se está criando por todo o país. Mais do que isso: os vencedores de cada uma das categorias estarão automaticamente classificados para exibição no Festival de Televisão de Nova York (NYTVF), em setembro de 2009 – e seus autores convidados a acompanhar pessoalmente as exibições.

O VII Encontro Internacional de Televisão, que se realiza no âmbito do Festival, focará justamente na delicada questão da oferta de conteúdo, numa época de profundas transformações do meio. O Encontro reunirá este ano este ano a indústria que demanda conteúdo com os produtores que os constroem, fortalecendo um diálogo intenso sem o qual a televisão não tem condições de se renovar.

Renovação é a palavra-chave também de um módulo já clássico no Festival: linguagem e experimentação. No primeiro dia, um amplo painel sobre TV móvel vai reunir as principais operadoras, produtores e integradores do mercado. No dia seguinte, os inovadores caminhos do humor na televisão brasileira serão debatidos pelos criadores que estão modernizando essa importante vertente da televisão.

Não é só: mais uma vez o público terá oportunidade de ver o que de melhor foi produzido durante o ano para as emissoras de televisão de todo o mundo, através do filtro dos mais respeitados festivais de televisão da Europa, da América do Norte e da Ásia, ao lado do que de mais inovador tem sido feito nos cinco continentes, em especial nos países de menor tradição de exportação de sua produção televisiva.

O Festival também se expande para várias cidades, além do Rio de Janeiro, onde ele nasceu. O IETV tem orgulho em levar para uma grande parcela da população brasileira o que de mais inovador se faz em termos de produção e reflexão televisiva em todo o mundo.

Toda a programação é gratuita.

Para as mostras, as senhas serão distribuídas no local, 30 minutos antes de cada sessão. Para os debates, as inscrições são feitas pelo site do IETV (http://www.ietv.org.br/festival2008/).


EDIÇÕES ANTERIORES:
- FESTIVAL 2007
- FESTIVAL 2006

Release acima disponível em: http://www.ietv.org.br/festival2008/imprensa.php

(*) Este conteúdo é uma contribuição da Simone - que esteve conosco na última aula do curso - e que foi enviado pela nossa colega Astrid.

Obrigada pela colaboração!

Abraços!

Um comentário:

  1. PENA QUE O IETV TRATA COM DESCASO (NÃO PAGA) AS PESSOAS QUE CONTRATA PARA TRABALHAR NOS FESTIVAIS INTERNACIONAIS DE TELEVISÃO DE OUTROS ESTADOS, FORA O RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir