Curso de Extensão em Economia da Cultura, UCAM

A Economia da Cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nosso valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.
Este blog tem como objetivo aproximar os participantes do Curso de Extensão em Economia da Cultura da UCAM e incentivar o debate entre eles e os demais interessados em fomentar uma reflexão dinâmica e colaborativa sobre economia, cultura e desenvolvimento.
Coordenação Acadêmica: Ana Carla Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Para mais informações, visite o link: http://www.gestaocultural.org.br/html/extensao.php

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Introdução à Economia I

Caros colegas,

Amanhã, como todos sabemos, teremos a nossa segunda aula, intitulada ‘Introdução à economia – uma abordagem prática’, com os profs.: Leandro Valiati (UFRS) e Cristina Lins (IBGE).

A pedido do próprio professor Leandro - após eu tê-lo informado do nosso blog - estou postando aqui o e-mail dele (e o da professora Cristina) para dúvidas, questões, etc.

Após a aula de amanhã, sei que teremos mais conteúdos interessantes para publicar, mas, para começar, seguem as bibliografias sugeridas por ambos:

1) Indicações da Professora Cristina Lins:
E-mail: cristina.lins@ibge.gov.br

Canclini, Nestor, et alii. Políticas culturais para o desenvolvimento: uma base de dados para a cultura. Editor(es): UNESCO, IPEA, SEBRAE, CCBB, IBGE, Fundação Joaquim Nabuco. Brasília, 2003. 236 p.

Benhamou, F. A economia da cultura. Cotia, SP:Ateliê Editorial, 2007. 19p.

BOTELHO, I. A política cultural & o plano das idéias. IN: Políticas culturais no Brasil / organização Antonio Albino Canelas Rubim. Salvador: EDUFBA, 2007.

LINS, Cristina. P. de C. A demanda e a produção de informações culturais brasileiras: parceria MinC e IBGE. Jul. 2007. Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/geral/ascom/economia/a%20demanda.pdf.

LINS, C. P. de C. e ALKMIM, A.C. O Sistema e o “Sistema” – o projeto em curso no IBGE e o estudo sobre a cultura. Revista Observatório Itaú Cultural/OIC – n.4 (jan./mar.2008). São Paulo, SP:Itaú Cultural, 2008.

PERFIL dos municípios brasileiros: Cultura 2006. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. 275 p. Acompanha 1 CD-Rom.

Sistema de informações e indicadores culturais : 2003-2005 / IBGE, Diretoria de Pesquisas. - Rio de Janeiro: IBGE, 2007. 133p. Acompanha 1 CD-Rom.

Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2003; Rio de Janeiro: IBGE, 2006. 126p. Acompanha 1 CD-Rom.



2) Indicações do Professor Leandro Valiati:
E-mail: l.valiati@terra.com.br


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MANKIW, Gregory M. Introdução à Economia. São Paulo: Thomson, 2005.

SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo. Best Seller, 2004

VASCONCELLOS, M. A. S. de e PINHA, D. (orgs). Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 2006


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GIAMBIAGI, Fábio e ALÉM, Ana Cláudia. Finanças Públicas. Teoria e Prática no Brasil. Rio de Janeiro. Campus, 2000

PINDICK, Robert S. e RUBENFELD, Daniel L. Microeconomia. 4ª Ed. Makron Books, 1998.

REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável: O Caledoscópio da Cultura. São Paulo: Manole, 2006

ROSEN, Harvey. Public Finance. United States: Irwin, 1995

VALIATI, Leandro e FLORISSI, Stefano (org). Economia da Cultura: Bem-estar Econômico e Evolução Cultural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

O Professor Valiati também disponibilizou a ementa da sua cadeira de Economia da Cultura na pós da UFRGS (http://www.ppge.ufrgs.br/cultura/). 'A bibliografia pode trazer boas dicas', ele garante. O arquivo vai seguir para o mailing da turma.

Abs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário