Na última aula a professora Cristina Lins falou que sentiu falta da presença do IBGE (http://www.ibge.gov.br/home/) no nosso blog.
Muito justo.
Concordei ainda mais depois de todas aquelas informações, números, gráficos, estatísticas etc. Realmente não dá pra estimar o valor desses estudos.
Eu destaco neste post alguns deles, mas na coluninha dos links superinteressantes aqui ao lado, esses e outros links estarão disponíveis para que a gente possa visitar SEMPRE, e, assim, nos mantermos antenados e termos fundamentos cada vez mais sólidos para os nossos estudos e projetos.
O primeiro destaque vai para o link do CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas versão 2.0 (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/classificacoes/cnae2.0/cnae2.0.pdf)
Vale observar que novas atividades relacionadas à cultura foram inseridas. (Dar uma olhadinha na página 265)
Outro documento que foi bastante comentado na aula e que pode ser bastante relevante para muitos de nossos projetos é a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (PERFIL). Para consultá-lo e baixar o documento completo, basta visitar o link http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/2004/munic2004.pdf
Nessa última aula retomamos parte do conteúdo do Plano Nacional de Cultura (disponível no site do MinC), que já nos havia sido apresentado na primeira aula. Como o link permanente para o documento esta na coluna ao lado, vale uma consulta sempre que possível.
Ainda no site do Ministério da Cultura, podemos encontrar o artigo “Informações Estatísticas sobre os Circos”, sobre atividades culturais circenses, de Cristina Lins, publicado em março de 2007.O artigo está disponível no link http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/12/informacoes-estatisticas-do-circo-corrigido.pdf)
Digníssimo de visita é o site do ENECULT (www.cult.ufba.br). O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, órgão complementar da Universidade Federal da Bahia, reúne pesquisas, artigos, dissertações e teses, diversas publicações, notícias de eventos e cursos, dentre outros. Tudo muito sólido e referencial na área dos estudos da cultura. É imperdível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário