Economia da cultura e desenvolvimento – estratégias nacionais e panorama global
Profs.: Ana Carla Fonseca Reis (ONU e Garimpo de Soluções) & Adair Rocha (MinC/RJ)
“A economia da cultura refere-se ao uso da lógica econômica e de sua metodologia no campo cultural. A economia passa assim a ser instrumental, emprestando seus alicerces de planejamento, eficiência, eficácia, estudo do comportamento humano e dos agentes do mercado para reforçar a coerência e a consecução dos objetivos traçados pela política pública. A economia não é normativa, ela não julga a legitimidade da política pública e não se propõe a definir quais seriam seus objetivos, mas se coloca a serviço da cultura para garantir que estes sejam atingidos.”
(Economia da Cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Ana Carla Fonseca Reis – Barueri, SP: Manole, 2007. p.6)
IMPORTANTE: Pessoal, não deixem de acessar o link do Seminário “A Defesa do Direito Autoral: Gestão Coletiva e Papel do Estado” (http://www.cultura.gov.br/blogs/direito_autoral/?p=25#more-25), que o Prof. Adair Rocha comentou no sábado com a gente. O Seminário acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, no Clube de Engenharia, Av. Rio Branco, 124 - Centro, Rio de Janeiro.
Abs!
Muito boa a iniciativa da criação do blog! Aguardo ansiosa nossa próxima aula... a de sábado passado ainda está cá ecoando pelos pós-dias-e-noites. Tb já andei pela internet lendo alguns desses links/textos aqui agora sugeridos.
ResponderExcluirabs, Alessandra Simplício
Oi, Turma! Bela idéia, Nathalia! E fico contente que você tenha curtido a aula - voltei pra casa tão elétrica, que estava com medo da estática do avião... ;-) Quero aproveitar para indicar outros estudos cujos links estão no meu site. Vale também dar uma vasculhada na pesquisa do IPEA "Economia e Política Cultural - acesso, emprego e financiamento": www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/10/cpc-volume-03.pdf
ResponderExcluirCaros, mais um estudo quentinho, divulgado agora em Portugal, acerca de clusters de indústrias criativas: http://jpn.icicom.up.pt/documentos/pdf/industriascriativas.pdf
ResponderExcluirAbs