Economia da cultura e desenvolvimento – estratégias nacionais e panorama global
Profs.: Ana Carla Fonseca Reis (ONU e Garimpo de Soluções) & Adair Rocha (MinC/RJ)
Eu achei a primeira aula do curso particularmente inspiradora! Isso, claro, se eu tivesse que defini-la apenas em uma palavra. Foi maravilhoso ver e ouvir as palavras da Profa. Ana Carla, que eu já vinha tendo o prazer de ler para a minha pesquisa de mestrado, criando vida ao longo da sua apresentação...ali, ao vivo e em cores!
Segue um trecho de um dos livros dela que combina muito com o clima dessa primeira aula que tivemos:
“A economia da cultura refere-se ao uso da lógica econômica e de sua metodologia no campo cultural. A economia passa assim a ser instrumental, emprestando seus alicerces de planejamento, eficiência, eficácia, estudo do comportamento humano e dos agentes do mercado para reforçar a coerência e a consecução dos objetivos traçados pela política pública. A economia não é normativa, ela não julga a legitimidade da política pública e não se propõe a definir quais seriam seus objetivos, mas se coloca a serviço da cultura para garantir que estes sejam atingidos.”
(Economia da Cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Ana Carla Fonseca Reis – Barueri, SP: Manole, 2007. p.6)
Enquanto não recebemos a versão ‘pocket’ da apresentação, pensei em pincelar aí na barra ao lado links, livros e informações interessantes, citados pelos Profs. Ana Carla e Adair Rocha e outros tantos relacionados à Economia da Cultura para já termos no que pensar...Sintam-se à vontade para colaborar com a construção da listinha.
IMPORTANTE: Pessoal, não deixem de acessar o link do Seminário “A Defesa do Direito Autoral: Gestão Coletiva e Papel do Estado” (http://www.cultura.gov.br/blogs/direito_autoral/?p=25#more-25), que o Prof. Adair Rocha comentou no sábado com a gente. O Seminário acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, no Clube de Engenharia, Av. Rio Branco, 124 - Centro, Rio de Janeiro.
Abs!