Curso de Extensão em Economia da Cultura, UCAM

A Economia da Cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nosso valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.
Este blog tem como objetivo aproximar os participantes do Curso de Extensão em Economia da Cultura da UCAM e incentivar o debate entre eles e os demais interessados em fomentar uma reflexão dinâmica e colaborativa sobre economia, cultura e desenvolvimento.
Coordenação Acadêmica: Ana Carla Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Para mais informações, visite o link: http://www.gestaocultural.org.br/html/extensao.php

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Seminário “Autores, Artistas e seus Direitos” - MinC

Ecos do Seminário do Rio de Janeiro *

Nos dias 27 e 28 de outubro, o MINC realizou no Rio de Janeiro mais uma atividade do Fórum Nacional de Direito Autoral, o Seminário “Autores, Artistas e seus Direitos”. Esse evento revestiu-se de um significado muito especial, uma vez que a quase totalidade dos palestrantes foi composta por autores e artistas que vivem – ou tentam viver – de seu ofício. Praticamente, todas as áreas de criação artística estiveram representadas. Outro dado importante é que foi o Seminário com a maior participação de autores e artistas também na platéia.

Tradutores, ilustradores, roteiristas de obras audiovisuais e artistas dubladores trouxeram propostas bem concretas de alteração legislativa. Os demais aprofundaram o debate sobre problemas que já tinham sido apontados nos Seminários anteriores, como no caso da área musical. Mas a grande surpresa foi a mesa de encerramento sobre as novas criações no ambiente digital. Foi algo, no mínimo, provocativo. Os palestrantes apresentaram as inúmeras possibilidades que a tecnologia digital oferece para a criação artística. Foi uma viva demonstração do grande desafio que está colocado para os legisladores de propriedade intelectual para os próximos anos: garantir uma proteção eficaz para os autores e suas obras sem impedir a apropriação das inovações tecnológicas pelos demais criadores e seu público. O desenvolvimento cultural da sociedade, em grande medida, dependerá de como as legislações resolverão esse dilema.

>>> Em breve, todo o conteúdo desse Seminário estará disponível no portal do Ministério da Cultura.

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Fortaleza-CE, realizaremos um Seminário Internacional em que várias dessas questões serão abordadas, a partir da perspectiva de diversos países. Estarão presentes especialistas da Europa, Ásia, África e América Latina, que proporcionarão um amplo e diversificado painel sobre o direito autoral no mundo de hoje.

Tal como os demais eventos, o seminário será transmitido em tempo real e de forma interativa, com a possibilidade de participação via “chat”.

Disponível em: Fórum Nacional de Direito Autoral (MinC) http://www.cultura.gov.br/blogs/direito_autoral/?p=44#more-44., publicado em 07/11/08


OBS.: Só pra lembrar: o BLOG do Fórum Nacional de Direito Autoral (MinC) está 'linkado' no nosso, ok? Portanto, as novidades desse Fórum estão a um clique de distância!

Abraços ;-)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário