Curso de Extensão em Economia da Cultura, UCAM

A Economia da Cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nosso valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.
Este blog tem como objetivo aproximar os participantes do Curso de Extensão em Economia da Cultura da UCAM e incentivar o debate entre eles e os demais interessados em fomentar uma reflexão dinâmica e colaborativa sobre economia, cultura e desenvolvimento.
Coordenação Acadêmica: Ana Carla Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Para mais informações, visite o link: http://www.gestaocultural.org.br/html/extensao.php

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Para quem for de Fortaleza ou estiver por lá no dia 24 de novembro, segue aqui um convite quentinho.
As inscrições, gratuitas, serão realizadas na abertura do encontro.
Bjs,
Ana Carla

PROGRAMAÇÃO

8:00 às 8:30 – Inscrições
8:30 às 9:00 – Abertura e composição da mesa (Secretário da Cultura Auto Filho, Secretária Adjunta da SECITEC Teresa Lenice e um representante do SEBRAE a definir)
9:00 às 11:00 – Palestra “Indústrias Criativas”
Palestrante: Ana Carla Fonseca Reis*
Conteúdo:
a) Oferecer uma análise histórica dos conceitos de indústrias criativas e, de
maneira mais complexa, economia criativa;
b) Identificar desbalanços e oportunidades mais flagrantes nas indústrias
criativas;
c) Contextualizar a temática no quadro brasileiro;
d) Abordar a discussão sob a ótica de cidades criativas.

11:00 às 12:00 – DEBATE
14:00 às 18:00 – Discussão dos Grupos de Trabalhos (GTs)
ü GT 1 - Fórum de Indústrias Criativas
ü GT 2 - Incubadoras Criativas
ü GT 3 - Instituto de Economia da Cultura do Estado do Ceará.

* Ana Carla Fonseca Reis é Administradora pela FGV-SP e Economista, Mestre em Administração de Empresas e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela USP, consultora em economia criativa para a ONU, curadora dos congressos “Creative Clusters” (Reino Unido) e “Creative Cities Summit 2.0” (Estados Unidos), conferencista internacional, co-autora, dentre outros, de Marketing Cultural e Financiamento da Cultura e de Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti 2007), professora da Fundação Getúlio Vargas (SP), da DUO Informação e Cultura (MG), da Universidade Candido Mendes (RJ) e membro da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI).

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Links enviados por Alexandre Ventura

Pessoal,

Fico feliz em saber que cada vez mais estamos recebendo novos visitantes e, com uma certa dose de sorte, novos colaboradaores! =)

É nesse clima que eu posto aqui o e-mail do nosso colega de curso Alexandre Ventura(venturaprocess@ig.com.br), enviado no dia 10/11/08.

Olá Nathalia,
muito bom o conteúdo do Blog, os links que estou enviando são de conteúdo artístico/reflexivo espero que apreciem e se for o caso divulguem.
Bjs Alexandre


http://www.orkut.com.br/Main#FavoriteVideoView.aspx?uid=4100363156221372900&ad=1225801268

http://files.kavefish.com/pictures/collections/pixelart_lovepixel/_index-list.html

http://gizmodo.com/5021854/muto-is-among-the-more-astounding-videos-weve-seen-onlineor-off


Obrigada a todos pelas visitas e colaborações de conteúdo, mas não deixem de comentar as postagens. Isso nos dá a "temperatura" do blog e, só com o retorno de vocês, poderemos corresponder melhor a expectativa de todos!

Um grande abraço!
;-)

Seminário Nacional Patrimônio Cultural, da FAOP, vai ser transmitido pela internet

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, vai transmitir, ao vivo, o '2º Seminário Nacional Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI', que acontece em Ouro Preto, neste mês de novembro.

Com isso, o evento, que tem a proposta de promover uma reflexão sobre as teorias e critérios da conservação e restauração, além de discutir sobre o ensino e a regulamentação profissional e apresentar experiências para a preservação do acervo nacional, poderá ser acompanhado por um maior número de pessoas, já que todas as vagas disponibilizadas foram todas preenchidas.

Quem quiser acompanhar os debates e palestras do 2º Seminário Nacional Patrimônio Cultural, promovido pela FAOP, basta acessar a página instituição, na internet, no período de 25 a 28 de novembro, e verificar os horários das transmissões. O endereço do site é www.faop.mg.gov.br.

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais. Disponível em JusBrasil Notícias: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/204160/seminario-patrimonio-cultural-tera-transmissao-via-internet

Conteúdo enviado pela nossa colega Astrid Gomes (astrid@majestic.org.br)

Abraço a todos! ;-)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Seminário “Autores, Artistas e seus Direitos” - MinC

Ecos do Seminário do Rio de Janeiro *

Nos dias 27 e 28 de outubro, o MINC realizou no Rio de Janeiro mais uma atividade do Fórum Nacional de Direito Autoral, o Seminário “Autores, Artistas e seus Direitos”. Esse evento revestiu-se de um significado muito especial, uma vez que a quase totalidade dos palestrantes foi composta por autores e artistas que vivem – ou tentam viver – de seu ofício. Praticamente, todas as áreas de criação artística estiveram representadas. Outro dado importante é que foi o Seminário com a maior participação de autores e artistas também na platéia.

Tradutores, ilustradores, roteiristas de obras audiovisuais e artistas dubladores trouxeram propostas bem concretas de alteração legislativa. Os demais aprofundaram o debate sobre problemas que já tinham sido apontados nos Seminários anteriores, como no caso da área musical. Mas a grande surpresa foi a mesa de encerramento sobre as novas criações no ambiente digital. Foi algo, no mínimo, provocativo. Os palestrantes apresentaram as inúmeras possibilidades que a tecnologia digital oferece para a criação artística. Foi uma viva demonstração do grande desafio que está colocado para os legisladores de propriedade intelectual para os próximos anos: garantir uma proteção eficaz para os autores e suas obras sem impedir a apropriação das inovações tecnológicas pelos demais criadores e seu público. O desenvolvimento cultural da sociedade, em grande medida, dependerá de como as legislações resolverão esse dilema.

>>> Em breve, todo o conteúdo desse Seminário estará disponível no portal do Ministério da Cultura.

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Fortaleza-CE, realizaremos um Seminário Internacional em que várias dessas questões serão abordadas, a partir da perspectiva de diversos países. Estarão presentes especialistas da Europa, Ásia, África e América Latina, que proporcionarão um amplo e diversificado painel sobre o direito autoral no mundo de hoje.

Tal como os demais eventos, o seminário será transmitido em tempo real e de forma interativa, com a possibilidade de participação via “chat”.

Disponível em: Fórum Nacional de Direito Autoral (MinC) http://www.cultura.gov.br/blogs/direito_autoral/?p=44#more-44., publicado em 07/11/08


OBS.: Só pra lembrar: o BLOG do Fórum Nacional de Direito Autoral (MinC) está 'linkado' no nosso, ok? Portanto, as novidades desse Fórum estão a um clique de distância!

Abraços ;-)!

Produção Artesanal Brasileira | Convite (Exposição dos finalistas do concurso REtalhar - COOPA-ROCA)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Arte de Viver de Arte

O MAC USP está promovendo um seminário que eu acho que é do interesse de todos que vivem - ou ao menos gostariam muito de viver - de arte.
Eu não sei se é uma iniciativa pioneira, mas é certamente interessantíssima e está super alinhada a uma demanda real e até ao assunto da nossa aula passada.

A notícia abaixo foi publicada no site Cultura e Mercado (disponível em http://www.culturaemercado.com.br/post/a-arte-de-viver-de-arte/), em 29 de outubro de 2008.

Abraços! ;-)

Nos dias 05, 12, 19 e 26 de novembro, o MAC USP promove o seminário “A Arte de Viver de Arte”, iniciativa que pretende debater os fundamentos para a administração profissional do artista.

O programa pretende transmitir fundamentos para a administração profissional do artista, abordando questões sobre o ambiente de trabalho e o espaço físico, o uso eficiente do tempo disponível, as opções vocacionais à disposição, a administração de equipamentos, pessoal, arquivo e finanças e a promoção da própria carreira, entre outras.

Os interessados podem se inscrever, até o dia 5 de novembro, na Secretaria Acadêmica do MAC USP, que fica situada na rua da Reitoria, 160 - Cidade Universitária, em São Paulo.

A taxa de inscrição é de R$50,00. Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 3091-3559 ou através do e-mail ceema@usp.br